"A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final."
Luís Fernando Veríssimo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Onde foste parar, Casa do Algarve?


Hoje, depois de um almoço com uma amiga no Vertigo, ao Chiado, decidi dar um salto ao Largo das Belas Artes para espreitar o novíssimo showroom da Bulthaup/Gaggenau que inaugurou na semana passada (as minhas obrigações para com as minhas crias impediram-me de assistir ao "evento" e espero não usar muito mais esta abominável palavra). Estive uns minutos perdida, sem encontrar a dita loja, e quando estava quase a interpelar dois estudantes que conversavam no meio da praça, vejo, do outro lado da rua, três janelinhas seguidas, com o logótipo do fabricante alemão de cozinhas discretamente colado ao vidro. Entrei no prédio, toquei à porta e fui gentilmente recebida por um senhor da Bulthaup que, quando me identifiquei como jornalista, se desfez em explicações sobre todas as cozinhas (eles chamam-lhes "sistemas"), bancadas, "soluções" e "inovações" do lugar. O lugar é sem dúvida muito bonito. Como bonitas são as cozinhas da Bulthaup e os candeeiros da Established & Sons. Mas a vida tem destas coisas. E pregou-me uma partida de encolher a alma. Este showroom com janelas é uma loja sem montra, e nas traseiras, tem uma das mais soberbas vistas sobre a cidade da Lisboa (e Tejo, e tudo). Uma vistaça que eu elogiei, logicamente. E que ingenuamente, me apressei a comparar: "Parece a vista da Casa do Algarve!" exclamei, saudosa de um almoço perfeito, a uma das janelas com vista sobre a cidade. E o senhor, muito solícito, atira-me um balde de água fria, cabeça abaixo, sem querer: "É que isto era a Casa do Algarve". Caiu-me tudo. Começo a olhar em volta. Aqui estava o espelho. Aqui uma colecção de garrafas de vidro. Aqui era a cozinha (e mantém-se a moldura de pedra onde estaria o fogão). Ali a mesinha onde nos sentámos. Dizem que nunca devemos regressar ao lugar onde fomos felizes. Pois aqui já não voltamos, meu amor.

(este post não tem links em homenagem à extinta Casa do Algarve. Na imagem, Largo da Academia das Belas Artes, Lisboa)

0 comentários:

Enviar um comentário