"A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final."
Luís Fernando Veríssimo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Konstantinopla



Konstantin Grcic é o ilustríssimo "guest curator" da primeira exposição de design da Serpentine Gallery de Londres. Chama-se Design Real e como o nome indica é uma selecção de objectos reais, quase todos produzidos industrialmente, na última década (de uma vulgar vassoura às Melissa de Zaha Hadid). Grcic considera-os especialmente relevantes, e por isso mostra-os a nu, completamente descontextualizados, anónimos, para que a experiência seja directa, sem mediação. Só depois cada objecto (que corresponde a uma categoria genérica, como "contentor", "cadeira", "computador") é devidamente identificado, relacionado, explicado e esmiuçado até à exaustão num dispositivo desenhado por Grcic e com o apoio de uma ferramenta única: um site, que é metade da exposição. É muito inteligente e vivo, e transporta a exposição para fora da galeria. Mesmo assim, preferia pôr um pé na Serpentine.

"The relevance a product has to our life lies not only in its use, but also in how far we identify with it. A good product becomes part of our culture" Konstantin Grcic

(Konstantin Gric anda muito exposto. No Art Institute of Chicago dedicam-lhe uma retrospectiva: Decisive Design. Até 24 de Janeiro)

(imagens Serpentine Gallery)

2 comentários:

Unknown disse...

viciada como sou neste mundo das páginas virtuais...larguei o trabalho (q tenho de acabar em meia-hora) e perdi-me por aqui.
muitos parabéns!! isto é q é arrancar com força!!
gosto, já juntei aos favoritos...a partir de hoje estou cá todos os dias ;)
força amiga!!
jo light

vivian darkbloom disse...

merci! vou juntar um feed ou lá como é que isso se chama para receberes posts novos se quiseres!

Enviar um comentário